Navegação: Home
SIBUTRAMINA

Face à todas as informações que vem sendo veiculadas pela mídia sobre a Sibutramina, temos a informar que:

Conforme  alerta  SNVS/ Anvisa /Nuvig /Gfarm  No. 01  de 28  de  Janeiro de 2010;

A realização de estudo sobre a sibutramina, concluído ao final de 2009, demonstrou um aumento em 16% (dezesseis por cento) do risco cardiovascular não fatal nos pacientes tratados com sibutramina, tais como infarto do miocárdio, derrame, parada cardíaca com ressuscitação, comparados aos pacientes tratados com placebo. Denominado SCOUT (Sibutramine Cardiovascular Outcomes), o estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo foi realizado por um período de seis anos em aproximadamente 10.000 pacientes com obesidade associada a doenças cardiovasculares e pacientes com Diabetes do Tipo 2, com sobrepeso ou obesidade, e associada a fatores de risco de doenças cardiovasculares.

O estudo confirma, com maior abrangência no numero de pacientes, o que já se encontra advertido em bula sobre aumento no risco do desenvolvimento de eventos cardio e cerebrovasculares com o uso da sibutramina em pacientes com o perfil semelhante ao dos pacientes incluídos no estudo.

Esta análise é suficiente para que a Anvisa tome a seguinte medida imediata:

- Contra-indicar o uso de medicamentos contendo sibutramina para os pacientes com perfil semelhante aos incluídos no estudo em questão ou seja:

a) Pacientes que apresentem obesidade associada à existência, ou antecedentes pessoais, de doenças cardio e cerebrovasculares;

b) Pacientes que apresentem Diabetes Mellitus tipo 2 com sobrepeso ou obesidade e associada a mais um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

PORTANTO SE VOCÊ NÃO ENCONTRA-SE ENQUADRADO EM ALGUNS DOS CASOS RELATADOS ANTERIORMENTE CONTINUE TOMANDO O MEDICAMENTO NORMALMENTE, CASO CONTRARIO  SUSPENDA O USO DA SIBUTRAMINA, CONTINUE MANTENDO AS DEMAIS MEDICAÇÕES  E AGUARDE EM SUA PROXIMA CONSULTA NOVAS ORIENTAÇÕES  DE SUA MÉDICA.

Unidade Santo André
Clínica