Skip to content
Navegação: Home Artigos Nutrição UVA E VINHO OS ALIADOS DA SAÚDE
UVA E VINHO OS ALIADOS DA SAÚDE Imprimir E-mail

Em estudos feitos na Universidade de Harvard nos Estados Unidos, descobriu-se que tomar meia taça de vinho tinto por dia, pode prevenir doenças do coração. Contudo não é o vinho tinto em si que faz bem e sim os flavonóides, pigmentos encontrados na casca vermelha da uva vermelha.

Os flavonóides aumentam as taxas de colesterol bom, o HDL, e ajudam a inibir a produção de substancias responsáveis pelo enrijecimento das artérias. Se tomarmos um copo de suco de uva vermelha, também teremos o mesmo benefício de meia taça de vinho, com a vantagem do suco não ser alcoólico.

Recentemente, foi constatado mais um benefício dessa fruta: suas sementes contêm um composto – chamado polifenol – eficaz para manter a pele jovem. As sementes passaram a servir de matéria prima para cremes e loções.

O uso tradicional e o recomendado pelas recentes descobertas científicas mostram a importância da uva para nossa vida diária.

           

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS

É rica em carboidratos, mas também apresenta pequenas quantidades de vitaminas do complexo B e vitamina C. Fornece boas doses de minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo.

Valor Calórico:100 gramas de uva fornecem 68 calorias.

 

PROPRIEDADES MEDICINAIS

Ajuda a ativar os rins, é um suave laxante e atua contra várias enfermidades do intestino, fígado e abdômen, além de estimular as funções cardíacas.

A uva também é um rico depósito de compostos antioxidantes e anticancerígenos.

Uva vermelha: possui alto teor do antioxidante quercetina. A casca da uva aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol e contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e, consequentemente, a formação de coágulos sangüíneos.

Uva verde: tem poderes antibacterianos e antivirais. O óleo da semente da uva também aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol.

 

É sempre bom ressaltar que os efeitos do vinho, citados acima, são verificados quando realiza-se o consumo moderado. Como tudo em excesso faz mal, a ingestão do vinho também, afinal, mesmo apresentando tantos benefícios, não deixa de ser uma bebida alcoólica, e assim sendo pode induzir a inúmeros agravantes à saúde.

Opte por saúde, escolha a moderação! Diversifique sua alimentação e cuide de si mesmo. Boa semana e muita saúde para seu coração.

 

Atendimento

Unidade Santo André
Clínica
(11) 4438-4150
(11) 4436-6014

Unidade São Paulo
(11) 2093-7800
(11) 2093-7593